Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Limpeza Do Aparelho Ortodôntico. 10 Dicas De Como Higienizá-Lo!



Top dúvidas dos pacientes então colocarei 10 dicas de como higienizá-lo corretamente:


1- Troque a sua escova de dentes assim que elas abrirem as cerdas! A vida útil da sua escova irá diminuir pela metade, por exemplo, em vez de durar seis meses, vai durar três. Afinal há maior superfície de contato.
2- Não importa a marca da escova e do fio dental, se você não escova corretamente! Expliquei no post Top 10 dúvidas antes de colocar aparelho como deve ser a escova e o fio dental ideal, durante o tratamento ortodôntico. 
3- Utilize o Passa fio. Se o seu fio dental é o convencional, use o passa fio para passá-lo por entre o aparelho, vai ser mais fácil do que imagina. Tá certo, no começo tem que ficar de frente ao espelho até pegar a coordenação (é chato eu sei!), mas depois de algum treino, minhas pacientes conseguem passar o fio assistindo a novela!

4- Fio Dental Oral-B Superfloss, não sou pago pela Oral B para fazer propaganda, mas este fio foi desenvolvido para quem utiliza aparelho ortodôntico e é ótimo porque você não precisa de passa fio. Ele é mais grosso e rígido na ponta justamente para servir como passa fio eliminando a fase de ter que passar o fio pelo passa fio.

5- Palito Gina não substitui os ítens anteriores!  Se você quer limpar entre os dentes, o nome certo é fio dental! Aliás palito de dente serve para comer petiscos. Se você nunca passou por isso, pode um dia acontecer com você, palitar entre os dentes além de causar retração gengival (perda de gengiva), pode fraturar um pedaço do palito e este fincar lá dentro! Quando isso acontecer você vem me contar como é a dor, até conseguir achar um dentista para retirar! Não é praga não viu?

6- Nenhum dentista, nem o ortodontista gostam de ver o cardápio da semana entrelaçado no meio do aparelho ortodôntico! Ele tem nojo disso tanto quanto qualquer outra pessoa! Não é desculpa "cheguei atrasado na consulta", que estava com pressa ou na correria, porque se vier com aquela frase "vim correndo e não tive tempo de escovar", pode ouvir como resposta "tudo bem! Fui ao banheiro e não lavei as mãos, então estamos quites!"

7- Ande com uma necessaire para carregar os apetrechos de higiene! Homens e mulheres. Para mulheres sempre cabe na bolsa um estojinho a mais, e para os homens necessaire não é coisa de Emo, é higiene! Igual a tomar banho! Ou você acha que aquela "mina" curte um cara com dente verde e bafão?

8- Você pode e deve realizar um tratamento periodontal profilático durante o tratamento ortodôntico. Alguns pacientes pensam que porque estão utilizando aparelho, o dente está "blindado" contra as cáries e o tártaro. Aqui cabe um princípio da física: quanto maior a superfície de contato maior probabilidade de juntar mais sujeira! Mais sujeira igual a cárie, que é igual a queda de bráquetes resultando no atraso do seu tratamento.

9- Você não é ortodontista! Tenho pacientes que se gabam pela coordenação motora que tem,  e me contam como conseguiram retirar as "borrachinhas" e o fio para higienizar os dentes, depois colocaram novamente sem a ajuda de instrumental apropriado. Nesse meio tempo destói o aparelho e a mecânica empregada por mim. Como resposta vão escutar a respiração nervosa do seu ortodontista, mas em seguida um alívio por ele cobrar tudo o que você quebrou! 

10- Escove a língua. Essa dica de higiene serve tanto para quem usa aparelho ortodôntico, quanto para quem não usa! Evite a Saburra! Nome é sinistro né? 

Então é isso, com estas dez dicas infalíveis de limpeza do aparelho ortodôntico, você certamente não terá dificuldades em higienizá-lo!

FONTE: http://ortodontiaparatodos.com.br/2010/07/limpeza-do-aparelho-ortodontico-10-dicas-de-como-higieniza-lo.html

0 comentários:

Postar um comentário